Agosto Dourado: Conscientização sobre Aleitamento Materno

O mês de agosto chegou repleto de novidades, com o foco na saúde das mamães e seus bebês. A campanha “Agosto Dourado” destaca a importância do aleitamento materno, essencial para construir uma base alimentar sólida para as crianças. O mês inicia-se com o Dia Mundial da Amamentação, em 1º de agosto, e continua com diversas ações de conscientização e campanhas informativas. A cor dourada é inspirada na expressão “alimento de ouro para a saúde dos bebês”, como define a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o leite materno. A campanha é uma iniciativa brasileira, instituída pela lei número 13.435.

O leite materno beneficia todos os sistemas do organismo do bebê. Claudio Barsanti, Coordenador de Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo, explicou à Agência Brasil que muitas doenças crônicas e alergias podem ser evitadas ou reduzidas com a amamentação. “Embora haja alternativas ao leite materno, essas devem ser exceções. A amamentação, além de suas vantagens, fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, destacou Barsanti.

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) do Ministério da Saúde, que analisou 14.505 crianças menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março deste ano, 60% dos bebês menores de quatro meses são alimentados exclusivamente com leite materno, porcentagem que cai para 45,7% entre os menores de seis meses. Em uma reportagem recente no portal do Governo Federal, o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, ressaltou que a amamentação também traz benefícios para as mães, como aumento da inteligência e redução do risco de câncer de mama e ovário.

Para mais informações, visite o site da Sociedade Brasileira de Pediatria em: Sociedade Brasileira de Pediatria.